Quem sou eu

Minha foto
Professor, Músico, Audiófilo, Cientista Político, Jornalista, Escritor de 1968.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Diário da Educação

A partir de hoje voltarei a frequentar meu próprio blog, escrevendo sobre aquilo que estiver pensando no dia ou na referida semana. Por que decidi fazer isso? Porque sou um escritor, e escritores escrevem.
Há pouco tempo assisti ao filme Julie & Julia, que para quem não assistiu, recomendo veementemente. A principal personagem do filme, Julie, chegou a uma espécie de encruzilhada em sua vida. Escritora, de um romance escrito pela metade, se sentia frustrada por ganhar pouco como atendente de telefone, não ter sua arte reconhecida e morar num subúrbio. Bem no casamento, mal com a auto estima.
Acho que me encontro em situação semelhante. Cheguei a um beco sem saída. Cada dia me sinto mais frustrado por ser apenas um professor de História e Geografia, mal remunerado, pouco valorizado e dando um duro danado, logo eu que sempre fiz e soube fazer tanta coisa diferente. Minha paixão pelo Rock é fatal, mas não ouso voltar à noite, às turnês pelo interior, carregando equipamento e dormindo em lugares horríveis e bem tarde. Também não suporto mais essa agonizante rotina de sala de aula. 54 horas, 45 períodos por semana, CHEGA!
Tenho que tirar algo novo disso, preciso compartilhar minhas experiências, dividir angústias, exorcisar sofrimentos.
A Julie do filme fez isso: criou um blog para contar a história de como preparou quinhentas e tantas receitas do livro de culinária francesa em apenas um ano. Sofreu e se deliciou, mas finalmente conseguiu a mudança desejada: escreveu um livro que virou filme, conseguiu contratos para continuar escrevendo, enfim, emergiu da mediocridade.
Procuro algo assim. Não tenho muito tempo pois a vida é bem corrida, mas, sinceramente, estou tentando. Acho que as palavras são um desafio. Já tenho experiência pois redigi em parceria dois livros, além de uma enormidade de artigos, notícias e reportagens em jornais nanicos e falecidos de música, além, é claro, de minha dissertação de mestrado.
Por essas e por outras, voltei.

Nenhum comentário: