Quem sou eu

Minha foto
Professor, Músico, Audiófilo, Cientista Político, Jornalista, Escritor de 1968.

domingo, 11 de julho de 2010

Final

Finalmente finalizamos a final da paciência final do final da finalização da Copa. Chata como a minha frase inicial a Copa do Mundo 2010 finalizou com uma final chata. Emocionante só os vinte primeiros minutos do tempo regulamentar e a prorrogação, quando os Espanhóis massacraram os holandeses.

Por outro lado ela traduziu exatamente a sensação que tive ao ver a copa: chatice dos gols que não saem, e nada melhor do que a Espanha que fez bem poucos gols e foi campeã. O Futebol de hoje é isso, resultado, ganhar, mesmo que seja só de um a zero. Essa é a seleção símbolo do futebol de hoje. É tudo muito parelho e ninguém é muito melhor que ninguém nessa copa. Tudo bem, a Espanha é um bom time, mas quase nunca deu show. Outras equipes deram show, como a Alemanha que aplicou dois quatro a zero, até na estreia. Ou a Argentina, que conseguiu fazer o mesmo uma vez. Portugal que fez sete a zero, ou o três a zero do Brasil no Chile.

É isso, aquele futebol de beleza não é nem nunca foi a única saída desse esporte para a vitória. É possível sempre vencer e conquistar jogando o pro gasto. A Espanha se garantiu sempre preferindo se proteger do que atacar. Aquele meio termo, parelho, mas que pende mais pra defesa. Retranca, não, não chega a ser isso. É melhor pensar em precacução.

Essa Copa me lembrou 1994, que foi a segunda copa mais chata que eu vi, depois desta. Os caras jogavam ao meio dia, com um solão, baixa qualidade técnica e uma decisão que foi pros penaltis. O Brasil de Parreira jogou retrancado, Se não fosse o Romário e o Bebeto, estávamos fudidos. O Dunga capitão pegou a taça e gritou: “É Nossa, porra!” Muito lindo.

O Dunga xaropeou a imprensa que o xaropeou mais ainda de volta. Os europeuzinhos fizeram os quatro times das duas últimas finais. Os juízes cometeram uma quantidade de erros inacreditável, as vuvuzelas azucrinaram o que deu o ouvido e a paciência de todo mundo. Santo Deus, que copa chata. Ainda bem que acabou, finalmente.


2 comentários:

Chore meu bem disse...

Sabe quanto o Brasil vai gastar na copa de 2014 - 88 bilhões.
Parabens pelo texto. Paola
Tem materias novas no meu blog

Lawrence David disse...

Ok, em breve entro lá e leio. Muito obrigado pelos comentários. Tenho um blog sobre educação que gostarias que lesses. http://odiariopedagogico.blogspot.com
Saudades.