Escola Estadual de Ensino Médio Pe. Reus
Disciplina: Geografia
Professor: Lawrence Nectoux David
Março de 2009
Projeto Paisagem Fotográfica
Quem? Turmas 211, 212 e 213
Justificativa
A compreensão de diferentes linguagens é uma competência fundamental no mundo contemporâneo. Nessa sociedade informacional somos diariamente bombardeados por enorme quantidade de saberes que se utilizam das mais diferentes linguagens. O uso da imagem, hoje em dia, é quase tão importante quanto o de palavras. Vivemos em um mundo imagético e para decifrá-lo precisamos estar familiarizados com algum conhecimento acerca de como as imagens são produzidas, selecionadas e chegam até nós, através dos meios de comunicação como televisão, propaganda ou internet.
Trabalhar com a fotografia é uma oportunidade de introduzir os educandos nesse universo fascinante do ícone. Fazê-lo produzir suas próprias imagens é uma maneira adequada para conduzi-lo a compreender a língua visual mais do que qualquer outra, pois ele deparar-se-á com o meio de comunicação desde a fonte primeira, isto é, a captação e produção da peça visual, pensando e refletindo sobre o que fez e dividindo tal feito com os colegas e com a comunidade escolar.
Simultaneamente poderá compreender a Paisagem Geográfica, na medida em que criará sua própria visão desse conteúdo curricular. Assim, esse projeto justifica-se como a união de competência e conhecimento, mais propriamente a competência informacional e o conhecimento geográfico.
Objetivos
1) Introduzir o estudante no fascinante mundo da fotografia digital a partir da produção de imagens fotográficas;
2) Dotar o estudante de conhecimentos técnicos acerca da fotografia tais como enquadramento, planos, utilização da luz e de recursos da máquina digital como velocidade de disparo, obturador, tempo de exposição, uso do flash, etc.
3) Fazê-lo compreender a paisagem fotográfica na medida em que cada um terá que fotografar suas próprias paisagens para incluí-las no projeto;
4) Produzir fotografias de qualidade para se tornarem uma exposição a ser apresentada para a comunidade escolar em data a ser combinada;
5) Fazer os estudantes refletirem sobre a importância da imagem no mundo atual, aprendendo a analisá-las e também a produzi-las com um fim determinado;
6) Fazer os educandos compreenderem a dramática transformação da paisagem natural em artificial pela qual nosso mundo vem passando;
7) Dotar os educandos de senso crítico em relação às transformações do espaço geográfico no mundo de hoje e em outras épocas;
8) Criar um vínculo afetivo entre os estudantes de turmas de 1º ano que pouco se conhecem, bem como entre estes e o professor de geografia e a disciplina;
Metodologia
Em primeiro lugar, o professor falará de sua experiência como fotógrafo amador, mostrará uma série de fotos das quais gosta aos estudantes a fim de impressioná-los, e atrai-los para o mundo da imagem e da fotografia. Em seguida, algumas aulas sobre fotografia serão ministradas. Noções gerais de como enquadrar uma imagem, como captar bem a luz utilizando os recursos da máquina fotográfica serão postulados.
Simultaneamente o professor estará adicionando aí conhecimentos geográficos como a transformação do espaço e da paisagem, quais os motivos que levam a isso. Muitas imagens serão mostradas e conversar-se-á sobre o assunto. O livro de geografia será utilizado, exercícios com imagens serão feitos.
Então, será pedido ao educando que comece a fotografar, muitas fotos, de preferência, para derem escolhidas as duas melhores: Uma de uma paisagem natural e outra de uma artificial. As imagens não devem ser retocadas em fotoshops. O estudante deve produzi-la em sua própria Câmera e mostrá-la ainda nesta, ao professor. Uma vez selecionadas as fotografias de todos, monta-se a exposição, criando-se legendas e/ou textos para cada uma das fotos.
A avaliação será feita no sentido de incentivar o educando a continuar fotografando. A qualidade será avaliada na medida em que o aluno atingir os objetivos mínimos do projeto, mas acredita-se que pela familiaridade que se possui hoje com o meio digital, pode-se ir bem além disso.
Calendário
Serão aceitas fotografias entregues até o fim do mês de abril de 2009, diretamente ao professor em CD-R, pendrive, ou mandadas diretamente para o e-mail do projeto: paisagemfotografica@gmail.com, mencionando o nome, a turma e o local onde tirou a fotografia.
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