Quem sou eu

Minha foto
Professor, Músico, Audiófilo, Cientista Político, Jornalista, Escritor de 1968.

domingo, 22 de março de 2009

PROJETO PAISAGEM FOTOGRÁFICA

Escola Estadual de Ensino Médio Pe. Reus

Disciplina: Geografia

Professor: Lawrence Nectoux David

Março de 2009

 

Projeto Paisagem Fotográfica

Quem? Turmas 211, 212 e 213

 

Justificativa

 

            A compreensão de diferentes linguagens é uma competência fundamental no mundo contemporâneo. Nessa sociedade informacional somos diariamente bombardeados por enorme quantidade de saberes que se utilizam das mais diferentes linguagens. O uso da imagem, hoje em dia, é quase tão importante quanto o de palavras. Vivemos em um mundo imagético e para decifrá-lo precisamos estar familiarizados com algum conhecimento acerca de como as imagens são produzidas, selecionadas e chegam até nós, através dos meios de comunicação como televisão, propaganda ou internet.

            Trabalhar com a fotografia é uma oportunidade de introduzir os educandos nesse universo fascinante do ícone. Fazê-lo produzir suas próprias imagens é uma maneira adequada para conduzi-lo a compreender a língua visual mais do que qualquer outra, pois ele deparar-se-á com o meio de comunicação desde a fonte primeira, isto é, a captação e produção da peça visual, pensando e refletindo sobre o que fez e dividindo tal feito com os colegas e com a comunidade escolar.

            Simultaneamente poderá compreender a Paisagem Geográfica, na medida em que criará sua própria visão desse conteúdo curricular. Assim, esse projeto justifica-se como a união de competência e conhecimento, mais propriamente a competência informacional e o conhecimento geográfico.

 

Objetivos

 

1)      Introduzir o estudante no fascinante mundo da fotografia digital a partir da produção de imagens fotográficas;

2)      Dotar o estudante de conhecimentos técnicos acerca da fotografia tais como enquadramento, planos, utilização da luz e de recursos da máquina digital como velocidade de disparo, obturador, tempo de exposição, uso do flash, etc.

3)      Fazê-lo compreender a paisagem fotográfica na medida em que cada um terá que fotografar suas próprias paisagens para incluí-las no projeto;

4)      Produzir fotografias de qualidade para se tornarem uma exposição a ser apresentada para a comunidade escolar em data a ser combinada;

5)      Fazer os estudantes refletirem sobre a importância da imagem no mundo atual, aprendendo a analisá-las e também a produzi-las com um fim determinado;

6)      Fazer os educandos compreenderem a dramática transformação da paisagem natural em artificial pela qual nosso mundo vem passando;

7)      Dotar os educandos de senso crítico em relação às transformações do espaço geográfico no mundo de hoje e em outras épocas;

8)      Criar um vínculo afetivo entre os estudantes de turmas de 1º ano que pouco se conhecem, bem como entre estes e o professor de geografia e a disciplina;

 

 

Metodologia

 

            Em primeiro lugar, o professor falará de sua experiência como fotógrafo amador, mostrará uma série de fotos das quais gosta aos estudantes a fim de impressioná-los, e atrai-los para o mundo da imagem e da fotografia. Em seguida, algumas aulas sobre fotografia serão ministradas. Noções gerais de como enquadrar uma imagem, como captar bem a luz utilizando os recursos da máquina fotográfica serão postulados.

            Simultaneamente o professor estará adicionando aí conhecimentos geográficos como a transformação do espaço e da paisagem, quais os motivos que levam a isso. Muitas imagens serão mostradas e conversar-se-á sobre o assunto. O livro de geografia será utilizado, exercícios com imagens serão feitos.

            Então, será pedido ao educando que comece a fotografar, muitas fotos, de preferência, para derem escolhidas as duas melhores: Uma de uma paisagem natural e outra de uma artificial. As imagens não devem ser retocadas em fotoshops. O estudante deve produzi-la em sua própria Câmera e mostrá-la ainda nesta, ao professor. Uma vez selecionadas as fotografias de todos, monta-se a exposição, criando-se legendas e/ou textos para cada uma das fotos.

            A avaliação será feita no sentido de incentivar o educando a continuar fotografando. A qualidade será avaliada na medida em que o aluno atingir os objetivos mínimos do projeto, mas acredita-se que pela familiaridade que se possui hoje com o meio digital, pode-se ir bem além disso.

 

Calendário

 

            Serão aceitas fotografias entregues até o fim do mês de abril de 2009, diretamente ao professor em CD-R, pendrive, ou mandadas diretamente para o e-mail do projeto:  paisagemfotografica@gmail.com, mencionando o nome, a turma e o local onde tirou a fotografia.

Nenhum comentário: