Quem sou eu

Minha foto
Professor, Músico, Audiófilo, Cientista Político, Jornalista, Escritor de 1968.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A GLOBALIZAÇÃO PELOS ALUNOS

Aí estão algumas belíssimas (e raras) redações que os alunos fizeram para responder à minha pergunta:

De que forma a Globalização e a Nova Ordem Mundial afetam na minha vida, de meus amigos e de meus parentes por Guilherme Nunes

 

            O mundo inteiro à disposição para comprar produtos de alta tecnologia com um preço acessível, seguir estilos de pessoas de outros países. Tempos atrás seria impossível, mas para nós já virou algo extremamente normal.

            Será que saberíamos viver antes da globalização e da nova ordem mundial? Sem internet, com produtos mais caros, somente produtos nacionais. Hoje temos acesso quase que instantâneo a produtos lançados no Japão, EUA, Europa. Empresas multinacionais instaladas no país, nos fornecendo o que há de melhor em tecnologia, conforto, praticidade. Concorrendo com produtos nacionais que são obrigados a se equivaler no preço dos estrangeiros, e nós usufruindo o mais moderno assim como em qualquer outro país. 

            Usar uma roupa de tal marca porque apareceu em um filme, beber coca-cola, usar Nike porque um determinado jogador usa, ouvir uma música internacional. Milhares e milhares de pessoas fazem isso, com uma naturalidade impressionante. Pelos tempos antigos, usaríamos roupas nacionais, beberíamos Grapette, usaríamos coisas que realmente gostássemos e não somente pelo seu merchandising.   

            O mundo é consumista, nós somos consumistas. Não compramos pela necessidade, compramos por comprar. Mesmo aquele que se diz o menos consumista, já comprou por seguir alguém, alguma propaganda, alguma tendência.

            O globo se encontra aberto, as facilidades de conhecer outros países são cada vez maiores. Nós sonhamos com um trabalho no estrangeiro, nós temos uma idéia de que o estrangeiro é muito melhor. Ficamos acompanhando a eleição de Obama, vimos ao vivo os atentados de 11 de setembro. Muitas vezes sabemos mais dos outros países do que do próprio Brasil.

            Em compensação, as tecnologias científicas se espalham com rapidez igual ao consumismo. Novos medicamentos, novas técnicas, pesquisas. O que nos da a sensação de que a globalização e a nova ordem mundial só nos trazem conforto praticidade.

            Então chegamos a um ponto em que todos nós vemos as mesmas coisas, usamos as mesmas coisas e pensamos as mesmas coisas. Um influencia o outro e todos somos influenciados por todos.

             Novos Tempos, Novas Atitudes por Jordana Gutierres

 

     O colapso do Bloco Soviético e a Terceira Revolução Industrial deram início a uma Nova Ordem Mundial, onde o capitalismo conquistou o mundo e instaurou governos modelo neoliberal. Com esta Nova Ordem, o mundo sofreu drásticas mudanças e começaram as “crises” do sistema. Houve benefícios quanto ao aprimoramento da tecnologia, mas as consequências para a população foram caóticas: desemprego em massa; esgotamento dos direitos trabalhistas; a perda do poder dos sindicatos e ainda problemas étnicos. E é neste meio que há o aumento significativo da globalização.

     Atualmente, vivemos numa era totalmente globalizada e, assim como nos anos noventa, continuamos a sofrer suas consequências. Particularmente, posso notar os efeitos da globalização na minha família e no meio onde vivo. Um bom exemplo disto é o aumento dos juros, que influi diretamente sobre os preços das mercadorias que consumimos. Há ainda as privatizações, que geram muitos desempregados, fato este que, infelizmente, pude presenciar em minha própria casa; e sem contar a diminuição do poder do Estado e o conseqüente sucateamento dos serviços disponibilizados por ele como educação e saúde, do qual dependemos muito.

     A globalização faz com que nosso país e muitos outros, se tornem altamente dependentes das grandes potências e, consequentemente, vulneráveis às suas decisões, pois qualquer medida adotada afeta direta ou indiretamente o nosso meio. O nosso futuro político e econômico é incerto: ou os governos tomam uma atitude e começam a adotar medidas de melhoria de distribuição de renda a fim de alterar o sistema, ou os prejuízos desta Nova Ordem se agravarão ainda mais. 


Conto de História por Bruna Ceroni

 

 - Mãe você viu meu celular? E o meu mp5?A aquela praga da Gabriela andou mexendo no meu computador!

  Bem isso são coisas típicas! Ouço toda hora, meu irmão tá sempre reclamando de algo, ou simplesmente não encontra aqueles trecos dele no meio da bagunça do quarto dele, é incrível.O pior é que eu sempre acabo levando a culpa, é Gabriela pra cá, Gabriela pra lá, ele acha que todos os erros do mundo são culpa minha.Quem sabe um dia ele não me culpa pela 2ºguerra mundial, ou coisa assim.Se bem que eu preferiria ser a causadora da 3º Revolução Industrial, assim ele me agradeceria todos os dias pelo conforto e a tecnologia que deixa ele tão desligado do mundo.

   Sabe que às vezes seria bom se meu irmão prestasse um pouco mais atenção nas aulas de História, acho que ele ainda não se ligou que é graças ao passado, que ele tem tudo isso, cansei de ouvir ele dizendo – estudar história pra que?? Quem vive de passado é museu! – ou então – Pra que eu quero saber o que aconteceu antes de mim, eu tenho tudo o que preciso, pra que mais? – mal sabe ele que graças a esse museu todo ele tem tudo o que ele precisa, o tal de PC, os mps, e  não sei o que mais.

   Seria bom se a maioria dos jovens fossem conscientes de que graças à Revolução Industrial que temos em nossa sociedade, todas essas máquinas, nós temos muitas vantagens, em relação a conhecimento e conforto,  sobre nossos pais e avós, e nossos filhos terão vantagens sobre nós.

   Eu não sei o que vocês acham, mas eu agradeço muito por tudo o que tenho hoje, embora eu ache que toda essa tecnologia deixou os jovens de hoje muito preguiçosos e relaxados, meu irmão é um exemplo típico, não faz seus trabalhos da escola nunca porque tem o tal do “Ctrl C e o Ctrl V”, que facilitam a vida dele, sem falar que ele já não cuida mais da higiene do quarto dele, tudo isso porque minha mãe decidiu mostrar pra ele que o tal do aspirador faz tudo rapidinho, e depois que ele descobriu que ela usa-o no quarto dele todos os sábados, nossa ele não faz mais nada a não ser ouvir musica e assistir tv.

  E não pensem vocês que meu irmão é o único jovem que usa e abusa das mordomias de hoje em dia e não tem idéia do por que isso acontece, por exemplo minha mamis, que adora fazer compras, está sempre cheia de novidades enfeitando a casa, e o roupeiro dela então cada mês tem novidade de meia dúzia de roupas caríssimas que ela quase nunca vai usar, ela diz que são a nova moda aqui e ali, mas pergunte pra ela o motivo da moda de Paris, ou qualquer outro país, chegou aqui, você acha que ela vai lhe dizer que é graças a esse  processo de aprofundamento da integração econômica ,social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo chamado de GLOBALIZAÇÃO, é obvio que não, ela nem deve saber o que é globalização.

   Mas apesar de saber que metade do mundo não está nem ai pra isso eu fico feliz por ter todas essas maravilhas no meu cotidiano, e de saber o motivo pela qual eu as tenho.Afinal se todos nos soubéssemos disso tudo a vida não teria graça, pois não haveria loucos rebeldes como meu irmão e nem consumistas doentes como minha mãe.

Sem perceber por Diéssica Ribeiro

 

A globalização existe há muito tempo, mas nos últimos  anos tomou uma proporção monstruosa. Nem todos percebem, entretanto, ela influência muito na vida de praticamente todos, mas de forma diferente em cada caso.

            Não podemos esquecer da grande ajuda que ela nos trouxe, pois agora podemos nos manter atualizados, com a internet e outra mídias, praticamente em tempo real. Já os jornais e tele-jornais, não vinculam apenas as noticias regionais, e sim, mundiais. Grande parte da população é bombardeada por muita informação e nem todas têm o senso crítico necessário para distinguir se possuem ou não qualidade. A televisão é um bom exemplo da baixa qualidade de informações vinculadas. Os tele-jornais geralmente são manipulados por alguma empresa privada, partidos políticos ou até o próprio governo. As novelas tão veneradas pelo povo brasileiro, adquiriram o hábito de fazer o possível para manipular os pensamentos dos tele-espectadores, deixando-os alienados dos assuntos realmente importantes. As pessoas lembram de vários detalhes da novela que passou há seis anos atrás e não lembram do nome de nenhum político que roubou milhões no ano anterior.

            O consumo apenas pelo prazer de consumir, e não pela real necessidad,e é outra característica negativa atribuída a essa geração globalizada. O consumismo é tanto que chega ser uma doença, deixando mais uma vez a qualidade de lado, e se importando apenas com o status que aquela compra traria para si. Outro bom exemplo a ser dado são franquias de lanchonetes tipo fast food. O sabor da comida que é produzida lá não é boa, as fontes são duvidosas, todos sabem. Os adolescentes consomem compulsivamente os produtos de certa empresa, porque seus camaradas também o fazem, ou podem ser excluídos da sua turma de “amigos” Na grande maioria das produções hollywoodianas este é o alimento ingerido pelos atores durantes as cenas.

Esta febre de consumo de produtos estrangeiros faz com que os produtos nacionais sejam desvalorizados e as empresas acabam sendo forçadas a exportar também. Caso não aderirem está prática, são obrigados a fecharem as portas juntando-se ao grande grupo de desempregados já existentes. A perda da personalidade e da cultura de cada região é algo inteiramente relacionado com gigantesco fenômeno que é a globalização hoje.


Globalização à nossa volta por Gabriela Dalpian

 

     Vivemos em um mundo extremamente capitalista e globalizado. Podemos pensar que esse mundo esteja longe de nossas vidas, que suas características e consequências não nos atinjam, mas pode ser que não esteja tão longe assim. Deveríamos parar um pouco e olhar a nossa volta, observar como o individualismo e o consumismo tomaram conta de nossas vidas. Somos fisgados pelo querer sempre estar no ritmo das novas tecnologias. Invertemos os valores e nos importamos com a forma e o que é mais avançado. Agora, pensando em nossos pais, a maioria deles dá duro para sustentar a casa e a família com uma remuneração não compensatória e sem a devida valorização. Mas a maioria ainda tem alguns de seus direitos garantidos, o que pode não acontecer daqui há alguns anos. Enquanto os nossos pais dão duro, empresários ficam cada vez mais milionários explorando os trabalhadores. Se assistirmos o que passa na imprensa, temos que ter senso crítico para saber que nem tudo que ali se passa é verdade. Muitas coisas estão mascaradas, e por isso a imprensa não é livre em sua expressão. Ela trabalha com limite do que pode ou não ser dito, mostrando reportagens que beneficiam os empresários. A globalização, ainda deixa consequências bem visíveis ligadas ao ambiente onde vivemos. A poluição e os tantos sinais que o planeta está nos mostrando, também tem como responsável, a globalização. Esse mundo que parece distante, influencia nossa maneira de pensar e atinge nossas vidas. Então, não é certo que a globalização e suas consequências não estejam presentes no dia-a-dia, somos nós que nos deixamos levar pelas influencias e não paramos para olhar e prestar atenção no que está acontecendo a nossa volta.


Espero que tenham gostado da produção textual dos meus alunos da Escola de Ensino Médio Pe. Reus de Porto Alegre, turmas de 3ª sèrie 231, 232 e 233. Valeu, galera!

            


domingo, 10 de maio de 2009

DRAMATIZAÇÕES 2009

A Galera das duas escolas em que trabalho tá mandando ver nas dramatizações esse ano. Primeiro  a oitava série do La hire Guerra (http://superlahire.blogspot.com) em Eldorado do Sul dramatiza os problemas ambientais.


Olha a patrulha ecológica recolhendo o Lixo!


Pelo amor de Deus, mulher, eu já não te disse pra não tomar banho tão demorado?!


Aí entram os alunos do Pe. Reus (ensino médio) de Porto Alegre.
Burocratas discutindo as Guerras.


Poluição Sonora e Visual!


O Continente Africano, Hoje!


Pobres africanos, ainda são discriminados, não é mamãe?




Notícias da América Latina.

Parabéns Galera, vocês são demais!